quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mercado de transferências #1

Vou me aproveitar da janela de transferências recém aberta para trazer um pouco de regularidade aqui para o blog. Não vou focar apenas no mercado europeu, até porque o nacional também acaba fervendo nesses momentos. Mercado nacional que também se acirra por causa dos clubes correrem para concretizar os últimos ajustes em seus elencos para o restante do ano. Jogadores e clubes importantes terão cadeira cativa num boletim de transferências já concretizadas e especulações que podem vir a se confirmar, a ser renovado semanalmente. O primeiro, entretanto, vai buscar novidades que apareceram ainda no fim da temporada européia. Vamos lá:

-Mario Götze, do Borussia Dortmund para o Bayern de Munique. A peso de ouro, o atual campeão da BundesLiga e da Champions League trouxe o menino prodígio da seleção alemã.  O jovem de 20 anos rendeu 37 milhões de euros ao clube auri-negro da Bavária. O agora camisa 19 do Bayern buscará lugar num time campeão de tudo e com estrelas como Robben, Ribery, Kroos e Schweinsteiger no meio campo. O Bayern de Munique por sua vez, liberou o defensor Anatoliy Tymoshchuk em fim de contrato e carreira para o Zenit da Rússia.

-Miralem Sulejmani e Filip Djuricic, do Ajax e Hereenveen, respectivamente, para o Benfica. Os dois jovens sérvios chamaram a atenção do clube português após mais uma brilhante temporada na Eredivise. Companheiros na seleção de seu país, agora brigarão por titularidade no vice-campeão da Zon Sagres e da Europa League. Miralem (24) veio sem custos, já que seu contrato com o Ajax terminou no fim da temporada, já Filip (21) custou 6 milhões de euros.

-Cristian Zapata, do Valencia para o Milan. O zagueiro da seleção colombiana que estava emprestado ao time milanês agora se transfere em definitivo para os rossoneri.Após o período de experiência, os dirigentes milanistas optaram pela compra definitiva do passe do atleta de 26 anos que foi titular absoluto na última temporada. O valor da contração não foi divulgado.

-João Moutinho e James Rodriguez, ambos do Porto para o Monaco. O criativo meia português de 26 anos e o veloz atacante colombiano de 21 custaram juntos ao clube da Ligue 1 algo em torno de 70 milhões de euros, contratações patrocinadas por seu dono, o multimilionário russo Dmitry Rybolovlev. O clube aproveitou a deixa e investiu mais 58 milhões para tirar Radamel Falcão Garcia do Atlético de Madrid. O companheiro de James na seleção colombiana está com 27 anos e fez 28 gols em 34 jogos na última temporada pela equipe espanhola. A equipe do principado ainda trouxe Ricardo Carvalho (35) do Real Madrid a custo zero (fim de contrato).

-Neymar, do Santos para o Barcelona. A estrela da atual seleção brasileira irá mostrar suas habilidades em solo espanhol na temporada 2013/2014. A negociação que já se arrastava por alguns meses teve seu final decretado no fim de semana passado. Um grande investimento do clube da Catalunha, mas o jogador ainda terá de demonstrar se seu futebol é mesmo digno de estar entre os 11 da equipe. O valor a ser desembolsado pelos catalães é de 54 milhões de euros, mas nem metade deste valor chega aos cofres santistas. O atleta está com 21 anos. O Barcelona também acertou o retorno de um velho conhecido da torcida. Trata-se de Bojan Krkic (22). O atleta saiu no fim da temporada 2010/2011 e passou por Roma e Milan antes de retornar ao clube que o projetou. O valor da transferência foi de 13 milhões de euros.

-Jesus Navas, do Sevilla para o Manchester City. O jogador espanhol de 27 anos vem para brigar por posição no meio campo da equipe inglesa. Defendendo a equipe Sevilhana desde 2003 o atleta disputou 293 partidas marcando 26 gols. O valor da transação foi de 20 milhões de euros. Junto com Navas, os Citzens trouxeram o brasileiro Fernandinho, ex-Shaktar Donetsk. O brasilero de 28 anos custou mais 40 milhões aos ingleses. Kolo Touré é um que deixa a equipe para se juntar ao Liverpool. Após duas temporadas sendo apenas opção para o banco, o jogador aproveitou o encerramento de seu contrato para buscar um novo clube, onde lutará por uma posição no elenco titular. O defensor de 32 anos disputou apenas 29 partidas nos últimos dois anos por seu clube.

-Andre Schürle, do Bayer Leverkusen para o Chelsea. O atacante alemão de 22 anos trocou o clube germânico pela equipe londrina. Schürle, que também já atuou pelo Mainz 05 custou 20 milhões de euros ao bolso de Roman Abramovich. O atleta será treinado pelo português José Mourinho que deixou o Real Madrid no fim de maio.

São estas as transferências de maior impacto até o momento. Semana que vem trago mais novas, e junto delas alguns rumores que podem se concretizar. Agora é hora de atualizar os times no videogame, imaginar as novas escalações, esquemas táticos, jogadas ensaiadas e por aí vai. Até a próxima.

Um comentário:

Comenta! Critica! Ajude a melhorar!