quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Crente: Genuíno ou imitação barata?


Quando reflito sobre a vida que Deus espera de Seus filhos, me vem à cabeça a carta do apóstolo Paulo aos Colossenses, mais precisamente os versos 6 e 7 do segundo capítulo: “Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com Ele. Estejam enraizados nele, construam sua vida sobre Ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês.” É interessante a preocupação de Paulo, mesmo preso por pregar o Evangelho, com a fé e vida dos irmãos dessa cidade. Paulo enfatiza que uma vida próxima a Cristo (e a Deus, consequentemente) é imprescindível para que a igreja continuasse sua caminhada de fé. Outra parte a se destacar é o enraizamento a Cristo e a tomada dEle como base (construir a vida sobre Ele) para as atitudes dos Colossenses. Eis aí uma bela dica para uma vida cristã saudável.
As cartas de Paulo vêm sempre acompanhadas de recomendações importantes para a vida dos cristãos daquela época, mas que se adaptariam muito bem aos nossos dias. Infelizmente, nem todos os cristãos daquele período levavam em conta as palavras de Paulo (podemos comprovar por repreensões enviadas em cartas para outras igrejas). Não deveríamos nos surpreender, portanto, quando nos deparamos com sujeitos agindo hoje da mesma forma.
Quantos em nossos dias fazem da igreja não mais que um encontro entre amigos? Quantos continuam levando na brincadeira a seriedade de uma Aliança feita por Deus? Quantos hoje já mudaram seu foco, ao invés de uma vida arrependida de seus velhos erros e fidelidade ao Senhor, para uma idolatria a “Astros Gospel” e a compra produtos que supostamente tornariam o poder de Deus mais forte em suas vidas? Há ainda os que brincam de agente secreto, vestindo uma carapuça nos cultos e escondendo (caso realmente exista) qualquer traço de fé quando em meio a não-cristãos.
Deus repreende esse tipo de atitude por diversas vezes em Sua palavra: Em Isaías 29.13, por exemplo, o Senhor diz “Esse povo ora a mim com a boca e me louva com seus lábios, mas seu coração está longe de mim. A religião que praticam não passa de doutrinas e ensinamento humanos que eles só sabem repetir de cor”. Esta repreensão era para o povo de Jerusalém, ainda no Antigo Testamento, porém seria bem pertinente para nossos dias. Muitos se reúnem em um templo, congregação, célula, o que seja, e ao invés de exaltarem o nome do Senhor e clamarem a Ele para que revele Sua palavra, apenas cumprem velhos costumes passados de geração em geração e que de nada servem para Deus. Já em Tito 1.16, podemos ver uma repreensão a líderes que não estavam de acordo com a vontade do Pai, lá encontramos “Eles dizem que conhecem a Deus, mas o que eles fazem mostra que isto não é verdade. Estão cheios de ódio, são rebeldes e não são capazes de fazer nenhuma coisa boa. Deus, conhecendo através de Sua imensa sabedoria que muitos profetas se levantariam tentando tomar parte de Sua Glória para si mesmos, ainda nos fala em Isaías 2.11: “Virá o dia em que os orgulhosos serão humilhados e os vaidosos serão rebaixados; e somente o Senhor receberá os mais altos louvores”.
Querido irmão, querida irmã, analise sua vida e certifique-se de que não se encaixa em padrões fora da Palavra. Busque seguir os ensinamentos nela encontrados e tenha uma vida espiritual sadia, para que no dia que o Filho do Homem voltar para buscar os Seus, você não fique para trás. Por fim, gostariam de deixar o versículo encontrado em Apocalipse 2.10b: ”Sê fiel até a morte e te darei a cora da vida eterna”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta! Critica! Ajude a melhorar!